Você está com a tatuagem coçando? Saiba que esse é um problema comum, mas que merece atenção. Às vezes é algo de simples resolução, mas em outros casos pode gerar uma preocupação maior.
Há diversos fatores que podem estar relacionados ao surgimento da coceira diretamente no local da tatuagem. Então cada caso é único e precisa ser investigado.
Se você está prestes a fazer uma tatuagem ou já a fez, deve ficar de olho nos efeitos após as sessões. O correto é que o profissional responsável deixe claro todas as possíveis reações de seu corpo, durante e depois das “agulhadas”.
Em estúdios qualificados é comum ter um termo para que o cliente assine, atestando estar ciente de todo o procedimento, bem como informando de seu estado de saúde.
Qualquer tatuagem que você faça pode gerar dores e reações, por menor que ela seja. Afinal, se trata de marcas que ocasionam em verdadeiras cicatrizes na pele. Portanto, banalizar a realização de tattoos não é muito legal.
Escolha bem a sua tatuagem e procure um estúdio de confiança, que contem com boas referências e qualificações.
Boa parte das tatuagens possuem algum significado, podendo ser homenagens, um sinal de superação, frases e desenhos inspirados em artistas, bandas, músicas, livros, filmes, etc.
Enfim, há uma infinidade de razões para fazer uma tatuagem, que ficará marcada para sempre em sua pele. Então não dá para fazer de qualquer jeito, não é mesmo?
A saber, o processo exige materiais esterilizados e alguns descartáveis como é o caso das agulhas. Isso é fundamental para evitar contaminação de diversas doenças.
Bom, agora que você entendeu que tatuagem é coisa séria, o o que acha de saber mais sobre as possíveis coceiras?
Elaboramos um post para tirar suas dúvidas. Acompanhe!
Tatuagem coçando – É normal?
A coceira da tatuagem pode estar vinculada a alguns fatores, sendo o principal ligado ao processo de cicatrização. Esse é um dos casos normais do acometimento desse sintoma.
Segundo especialistas, a maioria das pessoas que fazem tatuagem passam por esse problema. Alguns sentem mais, outros menos. A intensidade depende de cada organismo.
Enquanto a cicatrização estiver acontecendo, podem aparecer crostas (casquinhas), que são bem normais. Significa que o tecido está se reconstituindo.
Esse é um motivo básico que pode fazer a sua tatuagem coçar, não gera riscos à saúde.
Para evitar que isso aconteça, os profissionais indicam bastante hidratação com água. Isso ajudará no processo de cicatrização e a amenizar a coceira.
Se a coceira for relacionada à cicatrização, deve passar entre 7 e 10 dias. Lembrando que a pomada cicatrizante indicada pelo tatuador é primordial.
Outro cuidado fundamental é não coçar e arrancar as casquinhas de jeito nenhum. Fazer isso pode ocasionar na inflamação e até mesmo infecção da pele, e aí não só a tatuagem, mas a saúde estará em risco.
Atenção: Caso apresente febre ou pus na região da tatuagem, procure ajuda médica urgente. Vamos explicar mais à frente outras causas não-comuns para a coceira.
O que fazer e como aliviar a coceira?
Como falamos anteriormente, a coceira vai acometer a maioria das pessoas que faz tatuagem. Quando a causa é menor, como a cicatrização, e não um problema de saúde, é possível diminuir a coceira com certas atitudes.
Por exemplo:
-
Hidrate-se (beba bastante água isso pode ajudar a não deixar a pele ressacada).
-
Use corretamente a pomada cicatrizante (geralmente o uso dela é 3 vezes ao dia).
-
Higienize sua tatuagem com água morna e sabão antisséptico.
-
Pode ser feito o uso de compressas de gelo como forma de aliviar a coceira.
-
Na fase da descamação, pode-se usar hidratantes. Porém peça indicação de seu tatuador ou de um dermatologista.
-
Há pessoas que recorrem a “leves tapinhas” para conseguir controlar a vontade de coçar.
-
Distraia se, tente manter a mente ocupada com outros pensamentos, isso pode ajudar muito.
Em um primeiro momento, não há motivo para pânico, pois a coceira é um sinal comum. Porém deve-se ficar atento se além da coceira são apresentados outros sintomas, como febre, vermelhidão, pus, dor intensa na região, etc.
Algumas pessoas podem apresentar esses problemas na pele devido alergia a algum alimento, à tinta utilizada na tatuagem, entre outros.
Sintomas de alergia e inflamação
Quando se trata de tatuagem, existem cuidados necessários que devem ser tomados do começo ao fim. Negligenciar qualquer passo significa deixar espaço para que ocorram problemas, como alergia e inflamação da pele, além de outros mais severos, como: Hepatite e HIV, por exemplo.
A seguir mostraremos detalhes das alergias e das inflamações que podem acontecer após uma tatuagem.
Alergia
Na hora de fazer a tatuagem, deve-se ficar atento a alguns elementos químicos que podem estar presentes nas tintas. Os mais comuns são: ferro, manganês, alumínio e o mercúrio, sendo que todos esses podem vir a causar alergias, mesmo que você não saiba que é alérgico (a).
Caso você tenha conhecimento de sua alergia a alguma substância, é necessário informar ao estúdio / tatuador. O estabelecimento sério costuma apresentar um formulário para o cliente responder.
Nos casos de aparente alergia, há sinais bem corriqueiros, como por exemplo:
-
Vermelhidão
-
Coceira
-
Inchaço
-
Descamação da pele
-
Bolinhas na região da tattoo
Além disso, no período de pós-tattoo, é preciso prestar atenção à dieta e uso de medicamentos determinados, os quais podem prejudicar a cicatrização e até mesmo causar alergias na derme.
Inflamação
Segundo especialistas, a inflamação pode ocorrer devido a um processo natural. Muitas vezes, nada mais é que umas das formas que a pele encontra depois dos danos causados pela agulha da tattoo.
Os principais sintomas decorrentes de uma inflamação são:
-
Vermelhidão
-
Coceira
-
Inchaço
Esses são os sinais mais recorrentes de uma tattoo inflamada, que apesar de não serem muito preocupantes, precisam ser tratados corretamente. Caso contrário, a inflamação pode evoluir para um quadro infeccioso.
Vale dizer que a inflamação pode ser evitada com precauções que você mesma (o) pode tomar. Por exemplo:
-
Higiene adequada na hora de fazer a tattoo
-
Uso de plástico filme como forma de proteger a tatuagem nos primeiros dias
-
Uso de creme/pomada cicatrizante
-
Lavar com água e sabonete antisséptico
-
Evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas
-
Não expor a tattoo à luz solar nos primeiras dias
-
Evitar comer carne de porco
-
Evitar alimentos gordurosos
De forma geral, se seguir esses protocolos vai conseguir passar pelo período de cicatrização da tatuagem tranquilamente e ter uma bela arte no corpo.
Confira um post completo sobre inflamação aqui do Tudo com Moda → Tatuagem inflamada – O que fazer | Causas | Como evitar
E então, descobriu a causa da sua tatuagem coçando? Conseguimos esclarecer suas dúvidas? Caso esteja com outros sintomas além da coceira ou então já está com esse incômodo há mais de 10 dias, procure um dermatologista.
Aproveite para ler também outros artigos sobre tattoos:
Tatuagens femininas – 60 tattoos que vão fazer você se apaixonar!
Tatuagem na COLUNA ➞ Dói? + 60 tattoos fascinantes!【2020】
Tatuagem colorida: +75 fotos, dúvidas e principais cuidados!
Volte mais vezes para conferir tudo sobre o universo da moda Esperamos por você!
Esta postagem Tatuagem coçando – É normal? + O que fazer e como aliviar! foi publicada primeiro em Tudo com Moda.
Tatuagem coçando – É normal? + O que fazer e como aliviar! publicado primeiro em Tudo com Moda
Nenhum comentário:
Postar um comentário